Ser hijo natural en la Galicia de finales del XIX

Para relatarmos as vivencias vitais dos nosos pais, nais, avós e avoas, eses herois da nosa Emigración...
hipervinculis
Registado: sexta, 03 ago 2007, 10:48

Mensagempor hipervinculis » segunda, 20 ago 2007, 08:47

Hola a todos, quería preguntaros si alguién puede informarme exactamente de qué significaba ser hijo natural en una aldea de Galicia a finales del siglo XIX. Mi bisabuela lo fue- así aparece en su partida de nacimiento- y aunque puedo alcanzar a suponer algo de lo que en aquella sociedad significaba ser hijo natural me gustaría conseguir más información al respecto. Si alguién me lo puede escribir aquí o inidcarme un libro o artículo, etc... donde pudiera informarme se lo agradecería.

Un saludo

sergioriverocervio
Registado: quarta, 15 ago 2007, 01:42

Mensagempor sergioriverocervio » segunda, 20 ago 2007, 10:35

Meu avô, Máximo Cerviño Seoane, era filho natural, também no final do século XIX, numa aldeia na Galícia, ou seja, o pai não o reconheceu, não o registrou... Todos sabiam quem era seu pai, de nome Rafael Barreira, inclusive meu avô, mas isso não era falado.
Acredito que devia ser algo terrível para a mulher e a criança... menos para o homem, pois numa sociedade machista como as latinas o são, e muito, deveria ser um sinal de orgulho para o homem ter uma prole imensa...
Mas, de qualquer modo, um desastre afetivo para a vida dessas pessoas envolvidas.

Abraço

Voltar para “Historias da nosa emigración”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes