Apresentaçom do e-Estraviz

Cuestións sobre o idioma dos nosos pais (significado de palabras, normativización, reintegracionismo, etc.).
esteirana
Mensagens: 238
Registado: quarta, 13 fev 2002, 00:00

Apresentaçom do e-Estraviz

Mensagempor esteirana » quinta, 10 fev 2005, 16:51

Mensaxe recibida en contacto@fillos.org

Tesouro lexical galego apresentado no Porto
Universidade Fernando Pessoa acolhe apresentaçom do e-Estraviz

PGL.- Em próximo dia 11 de Fevereiro, polas 19h30 (mais uma hora no Estado Espanhol), a Unversidade Fernando Pessoa do Porto acolherá o acto de apresentaçom do Dicionário e-Estraviz em Portugal. O Professor Isaac Alonso Estraviz intervirá após a apresentaçom da Professora Larissa Semenova, na sessom sobre «Linguagem do Adulto», emoldurada na sequência do «II Simposium Luso-Brasileiro de Terapia da Fala».
[+...]

O Presidente deste «II Simposium Luso-Brasileiro de Terapia da Fala», o Prof. Doutor Alexandre Frey Pinto de Almeida, manifestou que «as apresentações do Senhor Professor [Estraviz] têm sempre imenso interesse e será um prazer ouvi-lo». O e-Estraviz foi lançado em passado dia 1 de Janeiro e, conforme manifestações do próprio Prof. Estraviz, a respeito do léxico nele recolhido «é dos mais completos do português da Galiza até Coimbra, pois o léxico nortenho foi a pouco e pouco desaparecendo dos dicionários portugueses».

A particularidade do e-Estraviz está em que além do léxico que se pode consultar livremente, inclui também uma série de jogos para poder brincar: Trivial, Falsos Amigos, Analogias, com o qual se converte numa ferramenta muito útil para os estudantes que podem estar horas e horas a brincar e aprender sem se aborrecerem.

O PGL teve notícia também de um nutrido grupo de galegos e galegas estar a preparar a viagem até a cidade invicta para acompanhar esse dia o Prof. Estraviz. Um portavoz do grupo manifestou terem agendado, após o evento, um jantar à portuguesa na que se espera contar também com presença lusa. Para mais informaçom podem contactar com o correio-e secretaria@agal-gz.org.

Voltar para “Lingua galega”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante